Tuesday, February 16, 2010

Chapéus

Ora cá vai outro enigma.
A 20 prisioneiros condenados à morte é-lhes concedida uma hipótese de salvarem a sua vida. Antes da sua execução, eles serão colocados em fila com um chapéu que só pode ser de duas cores, vermelho ou preto. O desafio é saberem qual é a cor do chapéu que têm na sua cabeça. As regras são as seguintes:
- o primeiro prisioneiro a dizer a cor do seu chapéu é o último da fila.
- os prisioneiros não podem dizer mais nada a não ser vermelho ou preto. Não é permitido qualquer entoação especial (ex: vermeeeeeelho)
- cada prisioneiro vê os chapéus dos prisioneiros que estão à sua frente (o último vê 19 chapéus, o primeiro não vê nenhum)

Com base nestas regras, quantos prisioneiros é que podem ser salvos com 100% de certeza?

Dica: são mais de 10 :)

6 comments:

Mélanie said...

Já me debati com este enigma, mas nao consigo decifrar... Ninguém posta soluções? :D

Tiago Stein said...

TODOS os prisioneiros podem se salvar. Contanto que tenha o mesmo número de preto e vermelho. Se o prisioneiro que está por último pode contar os 19 chapéus à frente, ele verá qual cor falta. Os prisioneiros a seguir além de contar os da frente, tem que contar com o que ouvem dos prisioneiros de trás.

Tiago Stein Nascimento

Elsa Melo said...

todos os chapéus são vermelhos e pretos :)

Elsa Melo said...

vermelhos ou pretos...

Elsa Melo said...

e os prisioneiros só podem dizer: "vermelho ou preto"

Unknown said...

Eles combinaram antes que se o primeiro dissesse preto o numero de chapeus pretos que via seria par se dissesse branco impar
Assim se ele disser preto o proximo homem vê se o numero de chapeus pretos que ve e par se nao for significa que tem um chapeu preto
E sempre assim ; )